quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você não é um super heroi - Parte 1

E aí pessoal como é que vão as coisas por aí?  Vamos ao post de quinta então?

"... posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4.13)

Uaaaaaaaaaaau! Quem nunca se inspirou nesse versículo? Que coisas mais linda! Saber que não há nada que não possamos fazer, graças a Jesus Cristo! Nessas horas devo confessar que me sinto a Super-Elizandra wooooooooooow o/ Capaz de fazer qualquer coisa! Esse versículo é gritado por milhares de pessoas, estampado em camisetas, escrito na contracapa do caderno, vira até nick de msn e orkut. Nada pode ficar em nossa caminho, nada pode nos deter... somos um máximo, nos sentimos os heróis, então damos um salto maior do que nossa capacidade achando que poderemos voar e sabe o que acontece? Metemos a fuça no chão...hsuahsuahsua
Aí com a maior cara de pau chegamos diante de Deus e dizemos: "Deus mas eu não podia todas as coisas? Eu num era capaz de fazer tudo? Por que você fez isso comigo?"
Tem muita gente se achando o super herói aí por causa desse versículo. Esquecem de analisar algo muito importante: o contexto. Para quem não sabe, contexto é o conjunto todo do texto, ou seja, eu não posso pegar um pedaço do texto e dar o sentido que eu quero para ele, tenho que analisar tudo para saber o que aquela parte significa.

-  xiiii.... então qual é a parte que está faltando aí, Elizandra?

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4.10-13)

Vocês já viram aquelas crianças mimadas que ganham tudo o que querem dos pais? Sim, elas são extremamente irritantes. Se acham as donas do mundo, que não existe nada que elas não possam ter ou conseguir, sempre querem mais e mais e mais, nada as satisfaz... e um dia quando crescem e percebem que a vida não é bem assim e nem todas as coisas são do jeito que elas querem se tornam pessoas frustradas.
Por quê? Porque elas não aprenderam a lidar com isso antes. Antes de ter todas as coisas elas precisam aprender a se contentar com aquilo que já possuem. 
É disso que o apostolo fala nesse versículo. Note o que ele diz ANTES de falar que pode todas as coisas.

1)"...já aprendi a contentar-me com o que tenho"
2) "...Sei estar abatido, e sei também ter abundância"
O que ele quis dizer com isso? O significado não é que Deus vai dar tudo o que você quer, mas que você  pode, ou seja, você tem a capacidade, a força, para ter tudo de melhor ou não ter nada e se contentar com aquilo que possui. Que você tem o que precisa para enfrentar qualquer situação, seja abatido, seja em abundância, seja na fartura, seja na fome... você pode passar todas essas situações, independente se são boas ou ruins, e ser feliz da mesma forma porque a sua força vem de Cristo!
Percebem a diferença?
As pessoas querem fazer de Deus um Papel Noel, uma fada madrinha realizadora de desejos, enquanto Ele faz muito mais do que isso: Nos dá a capacidade para enfrentar qualquer situação em Cristo.

    
Pensa que acabou? Acabou nãaaao... Mas vocês só verão o restinho na parte II, aguardem ;D